Recolha de assinaturas decorreu na cidade de Viseu

O Bloco de Esquerda (BE) de Viseu recolheu 500 postais para enviar ao primeiro-ministro, António Costa, onde exigem uma ligação ferroviária entre Aveiro e Mangualde, com ligação a Viseu. Dizem os bloquistas, em comunicado, que se trata não só de uma “questão de justiça” para a região mas também por “questões ambientais”.

Os bloquistas de Viseu promoveram na cidade a iniciativa a que chamaram de “Blocomotiva”, onde foram recolhidas “500 assinaturas em postais”, para enviar ao primeiro-ministro, e onde reclamam uma ligação entre a Linha do Norte, em Aveiro, e a Linha da Beira Alta, em Mangualde, com paragem em Viseu, que classificam de “prioritária para o Interior”.

A via servirá ainda para melhorar “a ligação entre os vários concelhos servidos por comboio nas beiras, diminuindo a distância ao litoral”, sublinha o Bloco de Esquerda.

Lembra ainda o BE que a ligação de Aveiro a Mangualde, com paragem no concelho de Viseu, foi apresentada pelo Governo, em 19 de abril de 2021, como parte integrante do Plano Ferroviário Nacional, mas “ainda não passou de uma intenção” frisam os bloquistas de Viseu.

Viseu é a maior cidade europeia sem comboio, e uma das três capitais de distrito do país sem ligação ferroviária, lembram em comunicado, tendo ficado sem as duas ligações que já teve, através da Linha do Dão e da Linha do Vouga.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.