O projeto Bora!, o serviço de bicicletas de aluguer disponibilizado pela CIM Viseu Dão Lafões, chegou a Santa Comba Dão, e assim, oficialmente, aos 14 municípios que integram a comunidade, tendo sido reforçado com mais 50 bicicletas.
Arrancou em julho de 2024 em Viseu e está agora disponível em todos os municípios, e segundo o secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “mediante a adesão e utilização” o número de bicicletas será reforçado em toda a região.
Uma novidade é que agora os utilizadores já não necessitam de se deslocar à sede do Município ou posto de turismo para se registarem antes da primeira utilização, e basta agora que o façam por uma aplicação que está disponível, e mediante o pagamento de um euro.
Um valor que Nuno Martinho considera “simbólico” e com o objetivo de “responsabilização” dos utilizadores.
Há também disponível um passe trimestral de três euros, ou anual de 12 euros.
O Bora! arrancou em julho de 2024 com 101 bicicletas e atualmente tem 151, distribuídas por mais de 40 estações, mais de 260 docas e já foram percorridos mais de 27 mil quilómetros.
O projeto Bora! faz parte do plano de mobilidade da CIM Viseu Dão Lafões, que já contou com um investimento de seis milhões de euros para a criação da rede, construção de mais de 37 quilómetros de ciclovias, em aplicações tecnológicas, e também e no projeto “Ir e Vir”.
Integram a CIM Viseu Dão Lafões os concelhos de Aguiar da Beira, do distrito da Guarda, e Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela, todos do distrito de Viseu.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.