A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro lança a sua mais recente coleção de mesa – Flora.

Descontraída e trendy, a nova coleção Flora da Bordallo Pinheiro evoca um passeio relaxante pelo campo, naquele refúgio de eleição onde procuramos a serenidade e inspiração que só a natureza no estado puro nos dá.

Flora reúne um herbário de plantas e flores, em torno das quais se atarefam pequenos e graciosos insetos, prestando homenagem ao belo e delicado equilíbrio dos ecossistemas.

A diversidade vegetal, que inclui papoilas, malmequeres, dentes-de-leão, rosas bravas, malvas e bagas do pilriteiro, povoa a superfície das peças em altos e baixos-relevos plenos de detalhe, com as suaves cores campestres acentuadas pela transparência única dos vidrados da marca.

Flora, uma linha versátil, permite inúmeras combinações, imprimindo a qualquer mesa o ADN bordalliano: natureza, vivacidade, imaginação e alegria.

Composta por 25 peças diferentes, entre pratos, chávenas, tigelas, saladeira e jarro, a coleção Flora apresenta-se com 8 cores distribuídas de forma harmoniosa pelos vários elementos que dão vida a esta coleção.

Sobre a Bordallo Pinheiro

A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha foi fundada em 1884, cruzando as artes tradicionais da cerâmica, a modernidade de diversos estilos que se anunciavam como o futuro, e a originalidade e irreverência do seu criador, Raphael Bordallo Pinheiro. Assim nascia a produção de peças indissociáveis, até hoje, do nosso imaginário, plenas de criatividade e humor, marcadas pela consciência social e pela transgressão das ideias feitas.

A aquisição da empresa por parte do Grupo Visabeira em 2009 resgatou esta herança de enorme valor, assegurando a continuidade de uma empresa de destacada notoriedade artística que se confunde com o património cultural nacional. Utilizando ainda grande parte das técnicas centenárias na reprodução dos modelos, a fábrica prossegue hoje a recuperação do riquíssimo e vastíssimo legado bordalliano e, animada pelo mesmo espírito pioneiro que lhe deu origem, cria produtos contemporâneos, reforçando a sua ligação a artistas de renome da arte contemporânea e alicerçando o seu prestígio nos diversos mercados em que marca presença. Nomes como Claudia Schiffer, VHILS, Estúdio Campana, Nini Andrade, Joana Vasconcelos, Paula Rego, Maria Lynch, Vik Muniz entre outros, dão continuidade ao espírito e trabalho de Raphael Bordallo Pinheiro, seja através de reinterpretações das suas obras, seja com obras próprias mas, marcadamente, inspiradas pelo legado que Raphael deixou.

Reconhecidas internacionalmente, as coleções da marca têm sido galardoadas com os mais altos prémios de design que premeiam o talento nesta área. Já fazem parte da história da Bordallo Pinheiro prémios como os German Design Awards, Iconic Awards e European Product Design Awards.

Atualmente, os principais mercados internacionais são a França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Japão. A marca está disponível, online, no mundo todo, conquistando cada vez mais admiradores.

(Comunicação Grupo Visabeira)