A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e PSP voltam esta quinta-feira à estrada, para mais uma campanha “Taxa Zero ao Volante”, onde o objetivo é alertarem os condutores sobre os riscos da condução sob efeito do álcool.
Vai decorrer até à próxima quarta-feira, dia 23 de agosto, e é mais uma campanha inserida no Plano Nacional de Fiscalização.
As forças de segurança vão voltar a alertar os automobilistas para os efeitos do álcool na condução, e o impacto que têm na sinistralidade nas estradas portuguesas, onde os números revelam que “um em cada três condutores mortos em acidentes de viação apresenta uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores apresentam uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l”.
‘Taxa Zero ao Volante’ procura ainda alertar os condutores para os efeitos que o álcool produz na redução da capacidade de reação e de coordenação motora, e do campo visual do condutor, que “aumentam de forma muito significativa o risco de envolvimento em acidentes rodoviários”, frisam as autoridades.
Durante a campanha haverá ações de sensibilização da ANSR e operações de fiscalização da PSP e da GNR em estradas com grande circulação automóvel.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm