Casa do Aido (foto CM Carregal do Sal)

Carregal do Sal pode vir a acolher um Centro para Refugiados, a instalar na casa onde nasceu Aristides de Sousa Mendes.

“Há a possibilidade de estudarmos quais são as linhas de financiamento para ele, há a possibilidade deste projeto se erguer, é justo que se erga”, garantiu a ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, citada pela Lusa.

O projeto passa por criar um centro de acolhimento para refugiados na Casa do Aido, onde nasceu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, e o assunto deverá em breve ser discutido entre o Governo e o autarca, Paulo Catalino, reunião ainda sem data marcada, mas que a ministra garantiu que deverá acontecer “ainda no primeiro semestre” deste ano.

“Vejo como muito positiva a iniciativa de a Câmara de Carregal do Sal adquirir a casa onde Aristides de Sousa Mendes nasceu”, destacou Ana Catarina Mendes, pois permite estudar a criação de um centro já pensado entre o Governo, a tutela das migrações e a Câmara de Carregal do Sal”.

A ministra considerou ainda ser preciso “mais do que nunca, perceber que Portugal é um país que acolhe o mundo, é um país que sabe incluir e integrar aqueles que chegam fugidos da guerra, da ditadura, das alterações climáticas, da fome”.

Neste sentido, considerou que “este passo é mais um sinal de como Portugal pode acolher migrantes, honrando a sua história, a história daqueles que também fizeram de Portugal um país humanista, solidário e coeso”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm