Os concelhos de Carregal do Sal e Vouzela estão a testar um sistema de coleta de nevoeiro para regeneração florestal em zonas ardidas.

O projeto Life Nieblas contempla áreas destes dois municípios, atingidas pelos incêndios florestais de outubro de 2017.

A zona de Carregal do Sal está classificada como Rede Natura e a de Vouzela integra a área do Parque Natural Local Vouga Caramulo.

São, por isso, alvo de uma atenção especial por parte dos promotores deste projeto com que se pretende ajudar a floresta a recuperar, estando a ser instalados coletores de nevoeiro e respetivos depósitos, que servirão para regar espécies autóctones que foram plantadas nestas áreas.

Em Carregal do Sal o processo está praticamente pronto, com três coletores de nevoeiro e um depósito já instalados, que vão alimentar uma área com cerca de seis hectares que foi replantada.

Em Vouzela, foram já instalados os dois coletores e o depósito faltando agora que se inicie a plantação das cerca de 1800 árvores, entre sobreiros e carvalhos, nos cerca de quatro hectares onde está prevista a reflorestação de área ardida.

O relatório final do projeto Life Nieblas, deverá estar concluído durante o ano de 2024 mas, segundo os seus promotores, os indicadores já recebidos em Carregal do Sal, são muito satisfatórios.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.