Foto: CM Carregal do Sal

O Museu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, vai ser inaugurado do dia 19 de julho, estando prevista a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres.

A informação foi confirmada pelo autarca, Paulo Catalino, garantindo que recebeu uma comunicação de António Guterres a confirmar a presença, caso não haja um qualquer acontecimento internacional extraordinário que inviabilize a visita para presidir à cerimónia de inauguração do Museu.

A data escolhida, 19 de julho, coincide com o dia do aniversário do nascimento de Aristides de Sousa Mendes (1885).

“Tivemos uma tarefa muito difícil, que era conseguir finalizar as obras físicas e o lado museológico a tempo de abrir para o aniversário. Mas conseguimos e já temos a confirmação e a garantia de que vai ser mesmo em 19 de julho”, afirmou Paulo Catalino, assumindo que será um “dia muito importante” para o concelho e que espera ainda poder contar na sessão solene com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa “e outras entidades nacionais e de outros países, onde esteve o cônsul”.

Garantida estará também a inauguração dos novos jardins anexos à Casa do Passal, onde o Museu estará instalado, que irá receber uma atuação da Orquestra Clássica do Centro.

A abertura ao público far-se-á a partir de 20 de julho e no Museu os visitantes poderão apreciar uma exposição permanente e passar por duas salas dedicadas a exposições temporárias.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.