O Museu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, foi um dos vencedores da 2.ª edição dos Prémios Nacionais de Arquitetura ‘Espaço” 2024’, anunciados durante uma cerimónia que decorreu no Templo das Poesias, em Oeiras.
Os prémios contemplam obras desenvolvidas em território nacional e os profissionais do sector, e nesta segunda edição foram sete as categorias premiadas, tendo os vencedores sido escolhidos por um júri de 19 arquitetos.
O Museu, inaugurado em julho, nasceu da requalificação da Casa do Passal, antiga casa do antigo cônsul português em Bordéus, que salvou milhares de judeus do holocausto, tendo sido premiado na categoria de Reabilitação Arquitetónica.
O espaço resultou de um longo processo de requalificação do edifício, ao longo de quase uma década, e custou cerca de 3,5 milhões de euros, e preserva a vida e memória de Aristides de Sousa Mendes.
Os Prémios Nacionais de Arquitetura, centrados na construção e reabilitação, têm como objetivo incentivar todos os arquitetos em Portugal a investirem na qualidade do seu trabalho, na inovação na construção e na valorização do espaço e da paisagem.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.