A Câmara de Carregal do Sal vai abrir um novo concurso para a requalificação e musealização da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, agora com um reajuste do valor para cerca de 1,8 milhões de euros.

A informação foi avançada pelo autarca, Paulo Catalino, lembrando que os dois primeiros concursos para a requalificação da casa que pertenceu ao cônsul Aristides de Sousa Mendes, não tiveram interessados.

Perante a possibilidade de ajuste direto, a autarquia contactou três empresas com a intenção de começar as obras ainda no primeiro semestre deste ano, mas “não foi possível”, adiantou o autarca, acrescentando que a Câmara de Carregal do Sal teve que “fazer um novo reajuste, não só do projeto, mas também dos preços”.

A Direção Regional de Cultura do Centro e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) já deram ‘luz verde’ e dia 16 de março será lançado o novo concurso para a adjudicação da nova fase de requalificação e musealização da Casa do Passal, agora com valor base de 1,8 milhões de euros, em vez dos 1,3 milhões inicialmente orçamentados, estando também previsto um reajuste da comparticipação por fundos comunitários.

A autarquia de Carregal do Sal quer ter a obra concluída até final de junho de 2023.

Declarada Monumento Nacional em 2011, a antiga residência de Aristides de Sousa Mendes foi lugar de acolhimento de muitos refugiados salvos pelo diplomata e é considerada um espaço de relevância cultural, social e histórica de Portugal.

Depois de ter estado fechada ao público quase 50 anos, a Casa do Passal sofreu uma intervenção nas paredes exteriores e cobertura, em 2014.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.