A Casa do Passal, antiga residência de Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, vai entrar em nova fase de obras de requalificação, já durante o próximo mês de agosto.

A informação foi avançada pela autarquia, que confirmou um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros, e já com uma empresa interessada na empreitada.

A obra vai avançar depois da autarquia ter aberto um terceiro concurso público, com valor revisto em alta, depois dos dois anteriores, um com valor base de 1,3 milhões e um outro de 1,5 milhões, não terem tido nenhuma empresa interessada.

Se tudo correr como previsto, adianta a autarquia de Carregal do Sal, as obras começam em agosto e serão, numa primeira fase, ao nível do “exterior e interior do edifício”.

A previsão é que estejam prontas em junho de 2023, para avançar a segunda fase do projeto, que prevê toda a musealização do espaço que vai permitir tornar a Casa do Passal no museu dedicado a Aristides de Sousa Mendes.

Fechada ao público há quase 50 anos, a Casa do Passal sofreu uma intervenção nas paredes exteriores e cobertura, em 2014.

Nascido em 19 de julho de 1885, Aristides de Sousa Mendes, era cônsul em Bordéus, em plena II Guerra Mundial, tendo concedido cerca de 30 mil vistos para salvar a vida de refugiados do nazismo, a maioria judeus, contra as ordens expressas do então regime fascista português liderado por António Oliveira Salazar.

Obrigado a voltar a Portugal, Sousa Mendes foi demitido do cargo e viveu na miséria, até à sua morte em 03 de abril de 1954, no Hospital dos Franciscanos, em Lisboa.

Em 1966, foi reconhecido pelo instituto Yad Vashem, memorial dos mártires e heróis do Holocausto, como um “Justo entre as Nações” e, em 1998, foi condecorado a título póstumo com a Cruz de Mérito pela República Portuguesa, pelas suas ações em Bordéus.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.