Carregal do Sal acolheu uma sessão do Parlamento dos Jovens, que contou com alunos de 27 escolas e agrupamentos do ensino básico do distrito de Viseu, e onde o tema da discussão se centrou na questão da saúde menta.
A sessão decorreu nos Paços do Concelho de Carregal do Sal e contou com a presença dos deputados Hugo Carvalho e Cristiana Oliveira, eleitos pelo PSD no círculo eleitoral de Viseu. Cada escola apresentou projetos de recomendação.
Os jovens parlamentares foram divididos em cinco grupos e ajudaram a elaborar o projeto de recomendação do círculo eleitoral de Viseu, para ser apresentado na sessão nacional a decorrer na Assembleia da República.
De Viseu segue para o parlamento uma recomendação que se realizem aulas de terapia cognitivo-comportamental com atividades de “mindfulness” e ao ar livre, dirigidas por equipas multidisciplinares “com opção de serem associadas a diversas disciplinas, não aumentando assim a carga horária”.
Os estudantes sugerem ainda a diminuição do horário escolar, “tornando-o mais flexível, de acordo com as especificidades de cada escola” além da criação de uma aplicação com podcast, textos de profissionais e um fórum onde seja possível trocar mensagens com psicólogos de forma anónima, com o apoio dos ministérios da Saúde e da Educação.
Foi ainda proposto que sejam realizados rastreios periódicos nas escolas para diagnosticar eventuais casos de saúde mental, e que os alunos possam beneficiar para o tratamento de um apoio semelhante ao cheque-dentista.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.