A população de Beijós, no concelho de Carregal do Sal, está revoltada com descargas poluentes que afetam as águas do Poço das Relvas e da Ribeira de Travassos, e apontam o dedo à autarquia de Nelas.

Há anos que estas descargas acontecem, dizem os populares, e passam a culpa para a chamada ETAR 3, do concelho de Nelas.

“Há várias empresas que fazem descargas que vêm diretamente para esta ribeira”, denunciou à Estação Diária, Maria Belo, uma moradora em Beijós, considerando que a ETAR, inaugurada no ano passado em Nelas, e que custou mais de cinco milhões de euros, “não está a tratar as águas residuais das empresas”, acrescentando que nas várias denúncias que fez da situação recebeu das autoridades “respostas vagas e a desvalorizarem a situação”.

A Junta de Freguesia de Beijós identificou no passado um foco de poluição na Ribeira de Travassos, que atribuiu a descargas da ETAR 3 de Nelas, e comunicou a situação à GNR, à Agência Portuguesa do Ambiente e também à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

A situação também já mereceu o protesto de do autarca de Carregal do Sal, Paulo Catalino, que lamentou a falta de resposta das autoridades oficiais.
Ainda não há uma posição oficial da Câmara de Nelas sobre este caso.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm