D.R.

O viseense Vítor Santos foi premiado pelo Plano Nacional de Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude numa parceria com o Clube Nacional de Imprensa Desportiva, no segmento de imprensa regional.

“Carta de um jovem atleta a seu pai”, foi o texto que valeu este galardão, no qual o autor pretendeu mostrar como os pais se transformam em “pais de atletas”, contando a história de um pai que acompanha o filho no futebol de formação e que demonstra não saber estar no desporto, e o impacto que esse comportamento acaba por causar nos jovens.

Vítor Santos retratou “os pais fanáticos que não são adeptos dos clubes que os filhos representam, mas são apenas fãs do seu filho, situações que, segundo o autor, são muitas vezes o primeiro fator para os jovens abandonarem a prática do desporto”, lembrou o autor.

Com este texto, Vítor Santos recebeu o segundo lugar nos prémios, no segmento de imprensa regional.

O júri foi constituído pelos jornalistas António dos Santos Neves, Fernando Guerra e Murillo Lopes.

Atual Técnico Superior no Instituto Politécnico de Viseu, Vítor Santos foi autor do livro “Educar o sonho: ética e envolvimento parental na prática desportiva” e tem um percurso ligado ao desporto, quer como atleta quer como treinador nos escalões de formação de clubes como Viseu e Benfica e Académico de Viseu.

Os artigos de opinião de Vítor Santos são periodicamente publicados em estacaodiariajornal.sapo.pt.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.