Será oficialmente extinto, a partir de 1 de janeiro de 2022, o Cartão do Adepto, depois do Presidente da República ter promulgado o decreto de revogação, decisão que Marcelo Rebelo de Sousa justificou como pretendendo “eliminar a discriminação e a estigmatização em recintos desportivos”.

O projeto-lei que revogava o Cartão do Adepto foi aprovado na passada sexta-feira por unanimidade em votação final na Assembleia da República e vai entrar em vigor em 01 de janeiro de 2022.

O Cartão do Adepto foi implementado nesta temporada, depois de a interdição de público nos recintos desportivos, devido à pandemia de covid-19, ter adiado a aplicação da portaria, publicada em 26 de junho de 2020.

Mesmo com a revogação do Cartão do Adepto, a partir de 01 de janeiro, estas ‘zonas especiais’ vão manter-se, na sequência da discussão sobre este projeto-lei na Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.

O Cartão do Adepto foi criado como forma de “controlar e promover as boas práticas de segurança e combater ao racismo, xenofobia e intolerância nos eventos desportivos”, mas nunca foi bem aceite por parte dos adeptos de futebol e o número de pedidos foi residual, deixando praticamente vazias as bancadas reservadas a adeptos com cartão.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.