O Cartão do Adepto tem os dias contados em Portugal, depois do parlamento ter aprovado o projeto de lei apresentado pela Iniciativa Liberal (IL) a pedir a sua revogação.

Em vigor desde e o arranque da nova época, o Cartão do Adepto tem merecido forte contestação por parte das claques dos clubes, em particular, mas também dos adeptos em geral, descontentes pela forma como o processo foi conduzido.

O cartão permitia o acesso a zonas dos estádios especificamente reservadas para os seus portadores, mas a medida acabou por gerar mais bancadas vazias já que a adesão foi praticamente nula.

Com esta proposta da Iniciativa Liberal agora aprovada, onde foi fortemente criticada a competência da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) no controlo das claques através deste cartão, que os proponentes classificaram de “aberração jurídica” em que os direitos dos adeptos “são limitados por portaria”.

O tema vai agora ser discutido em comissão parlamentar, mas o consenso entre as diversas forças políticas prevê que seja o princípio do fim do cartão do adepto em Portugal, com os clubes a poderem em breve permitir o acesso a todas as zonas do estádio, sem cartões nem restrições, apenas sendo necessário o bilhete para assistir ao espetáculo desportivo.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.