Marcel Ribeiro, jogador do Castro Daire viu o Cartão Branco no jogo do fim-e-semana na Madeira, frente ao Machico.

Tudo aconteceu na sequência de um lance que deixou dúvidas ao árbitro da partida, após a queda do jogador do Castro Daire na área adversária, com Marcel, prontamente, a dizer a Pedro Martins que não tinha sofrido qualquer entrada faltosa. O árbitro premiou este ato de fair-play do atleta castrense com a exibição do Cartão Branco.

O jogo terminaria empatado a dois golos entre Machico e Castro Daire, partida da 1.ª jornada da Série B do Campeonato de Portugal.

Cartão Branco, o que é?

O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos.

O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED-Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IP), a CAJAP-Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e a Coca-Cola.

O cartão branco / fairplay visa reconhecer, destacar e recompensar as atitudes e comportamentos eticamente relevantes praticados por atletas, treinadores e dirigentes, entre outros agentes diretamente envolvidos no jogo, e, também, os espectadores.

É da competência do árbitro/juiz a atribuição do cartão branco/ fairplay sempre que durante o jogo observe uma ação ou comportamento merecedor do mesmo, podendo ser mostrado a diversos intervenientes envolvidos.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm