O concelho de Castro Daire é um dos sete territórios de Portugal que integram a lista de 100 destinos sustentáveis elaborada pela Green Destinations, uma organização neerlandesa que avalia o que considera destinos, negócios e comunidades sustentáveis, que respeitem princípios de direitos humanos, justiça social e o ambiente.
O município castrense candidatou ‘A Última Rota da Transumância’ ao Top 100 da organização e acabou por ver o concelho integrar a lista onde constam ainda como destinos sustentáveis a região do Alto Minho, ainda Amarante, Braga, Lagos, Nazaré e Torres Vedras.
A Câmara de Castro Daire adianta que esta distinção foi atribuída com base na análise positiva da Green Destinations a critérios como a “transferibilidade, nível de educação, eficácia e presença de todos os pilares de sustentabilidade”.
A Última Rota da Transumância esteve na base da candidatura municipal, sendo destacada como “produto genuíno e diferenciador” reforçando o estatuto de Castro Daire como um “destino sustentável e de experiências únicas”, destacou em comunicado a autarquia liderada por Paulo Almeida.
Já a Green Destinations frisou que o concelho de Castro Daire “sempre viveu da pecuária e da natureza, pelo que os pastores e o gado sempre estiveram presentes” resultando “numa ligação única durante a Transumância”.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.