O Governo identificou as freguesias do distrito de Viseu classificadas como prioritárias para a limpeza das florestas, com o maior número registado no concelho de Castro Daire, seguido de Viseu e São Pedro do Sul.
Em todo o país, são 1.001 as freguesias prioritárias, um número muito semelhante ao do ano passado e, em todas elas, durante o mês de maio, vai ser apertada a fiscalização por parte das autoridades para verificarem que foi feita a limpeza das chamadas faixas de combustível, na defesa das florestas contra os incêndios.
O concelho de Castro Daire é o do distrito de Viseu com maior número de freguesias prioritárias, num total de 13: Almofala, Cabril, Castro Daire, Mões, Moledo, Monteiras, Pepim e Pinheiro e das uniões das freguesias de Mamouros, Alva e Ribolhos, Mezio e Moura Morta, Parada de Ester e Ester, Picão e Ermida, e Reriz e Gafanhão.
Seguem-se Viseu e São Pedro do Sul, com 12 freguesias cada, e os concelhos de Cinfães e Tabuaço, com 11.
Nos concelhos de Carregal do Sal e Nelas não há freguesias na lista do Governo como prioritárias para limpeza de florestas.
Assim devem os proprietários proceder ao corte de ervas, arbustos, mato, entre outros materiais vegetais, numa faixa com largura não inferior a 50 metros em torno de edifícios em áreas rurais ou florestais.
Também deve ser feito o corte de ramos das árvores até 4 metros acima do solo, e deve ser respeitado o espaçamento de 4 metros entre as árvores, ou de 10 metros no caso de se tratar de pinheiros ou eucaliptos, por serem espécies altamente inflamáveis em situação de incêndio florestal.
Deve ainda ser feito o corte de árvores e arbustos numa área de cinco metros em redor de casas.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.