Foto: Annie Spratt

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e a Câmara Municipal de Castro Daire uniram-se no projeto de recuperação de um edifício histórico em pleno centro da vila para ser transformado num centro de coworking, num investimento a rondar os 115 mil euros.

Trata-se de um edifício construído no século XVIII, localizado junto ao Solar dos Mendonça, e será agora requalificado para albergar um centro de espaços partilhados de trabalho, sendo o investimento apoiado por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O objetivo, segundo os promotores deste projeto, passa por criar em Castro Daire “um espaço de coworking, que irá proporcionar os equipamentos mais modernos e as condições tecnológicas necessárias a empresários, empreendedores, startups e todos os trabalhadores que optam pelo teletrabalho neste território”.

A obra foi já entregue à empresa que tem agora meio ano para a concluir.

A CIM Viseu Dão Lafões destaca ser este o segundo projeto de recuperação de antigos edifícios para serem transformados em espaços de coworking, depois de um outro que está a ser feito em Vila Nova de Paiva, no caso com o aproveitamento de uma antiga escola primária.

O presidente da autarquia de Castro Daire, Paulo Almeida, espera que o projeto “contribua para desenvolver toda a região”. “Este é um momento bastante importante para o município de Castro Daire, na medida em que temos definido um conjunto de políticas de desenvolvimento e uma delas passa precisamente por aumentar a atratividade e a competitividade do nosso território, ao mesmo tempo que estimulamos o empreendedorismo das nossas populações”, disse o autarca.

Já o presidente da CIM, o autarca viseenses Fernando Ruas, considera que esta obra vai permitir “alavancar o desenvolvimento e a coesão de todo o nosso território”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.