O Município de Castro Daire assinalou o Dia Nacional da Floresta Autóctone, com o início da ação de sensibilização “A Floresta Autóctone e o Tobias”.

É um projeto do Serviço Municipal de Proteção Civil que tem no Tobias a sua mascote e que vai andar pelos Jardins de Infância do concelho a sensibilizar a comunidade educativa para a importância e preservação da floresta autóctone.

Leva a mensagem de que a floresta autóctone é formada por árvores mais resilientes aos incêndios, de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies de árvores introduzidas, mas com maior capacidade de resistir a longos períodos de seca, a temperaturas elevadas e às chuvas intensas, como são os caos de espécies como o carvalho, o castanheiro, o medronheiro e o azevinho.

Os alunos do Jardim de Infância de Lamelas e do Jardim de Infância da Santa Casa de Misericórdia de Castro Daire, foram os primeiros a receber a visita do Tobias e aproveitaram para fazer a sementeira de bolotas em covetes, que futuramente serão replantadas em diversos espaços da Serra de Montemuro.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm