Foto: CM Castro Daire

A Câmara de Castro Daire, em conjunto com a Associação Planalto Beirão, avançou com um projeto de recolha de lixo porta-a-porta junto de lojas do pequeno comércio e serviços do concelho, contando já com oito estabelecimento aderentes a este programa.

Segundo a autarquia liderada por Paulo Almeida, o objetivo passa pela promoção da recolha de resíduos que possam ser reciclados, tendo o Município disponibilizado uma viatura que faz a recolha valorizáveis junto dos espaços comerciais.

Além de Castro Daire, este serviço de recolha está também operacional nos concelhos de Santa Comba Dão, Mortágua e Penalva do Castelo, com os responsáveis pelo Planalto Beirão a considerarem que permite “aliviar a pressão na rede de ecoponto” aumentando a sua disponibilidade “para os produtores domésticos”.

O Planalto Beirão lançou este projeto de recolha em 2019 e, no ano passado disponibilizou quatro novas viaturas para este serviço porta-a-porta, que é gratuito e permite a recolha seletiva de resíduos recicláveis como papel e cartão, plástico, metal e vidro.

Além da diminuição do volume de resíduos indiferenciados, é considerado uma mais-valia para a proteção do ambiente e também para a redução da tarifa municipal de resíduos urbanos.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm