O Município de Castro Daire vai reforçar a aposta que tem feito na recolha de bioressíduos no concelho, tendo assinado um contrato que lhe permite acesso ao RecolhaBio, o programa de Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos”.
Financiado pelo Fundo Ambiental, o RecolhaBio tem como principal objetivo aumentar a quantidade e a qualidade da recolha e reciclagem, sejam resíduos alimentares ou resíduos biodegradáveis que resultam da manutenção de jardins e parques.
Com este contrato programa, o Município de Castro Daire vai poder investir na aquisição de equipamentos e infraestruturas para a recolha seletiva, projetos de compostagem comunitária, e em ações de sensibilização da população para a importância da separação e recolha deste tipo de resíduos.
Há cerca de um ano, numa parceria com o Planalto Beirão, a autarquia investiu na colocação de duas ilhas de compostagem comunitária para promover a recolha e aproveitamento de biorresíduos, e para posterior aproveitamento da biomassa como fertilizante para jardins e hortas.
Este tipo de reciclagem será também reduz também a dependência do Município de aterros e incineradoras, já que será menos lixo a entrar no circuito de recolha pública.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.