O Parlamento aprovou a elaboração de um plano para a despoluição e conservação do Rio Paiva, que atravessa o concelho de Castro Daire, na sequência de Projetos de Resolução apresentados pelo PAN, CDS, PEV e BE, votados favoravelmente por todos os partidos, com exceção do PS, que se absteve.

Este plano há muito vem sendo reivindicado pela Associação S.O.S. Rio Paiva, que vem agora mostrar-se satisfeita com esta decisão, pode ler-se em comunicado, onde classifica de “histórica” esta decisão da Assembleia de República, lembrando que há mais de duas décadas que reivindica um plano de despoluição para o Rio Paiva, que já foi considerado o mais despoluído da Europa.

Os quatro Projetos de Resolução aprovados foram encaminhados para a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território onde serão discutidos na especialidade. Defende ainda a SOS Rio Paiva que este plano deva agora ser complementado com a rápida entrada em funcionamento da nova ETAR do Arinho, em Castro Daire, com o projeto resolução apresentado pela PAN a pedir que essa entrada em funcionamento da ETAR seja agilizada entre o ministério do Ambiente e a autarquia.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu