Foto: CM Castro Daire

O projeto Terras da Transumância, que junta os municípios de Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia, está na Feira de Turismo de Madrid onde pretende promover-se junto dos visitantes, e atrair turistas à região onde é praticada esta prática ancestral, e única, de pastorícia em Portugal.

A Fitur decorre este ano na capital espanhola entre 18 e 23 de janeiro, e a Terras da Transumância aposta na divulgação da agenda da sua programação para 2023, em bilingue, espanhol e inglês, além de outro material promocional sobre os sabores tradicionais dos quatro municípios que integram o projeto.

Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia são os territórios percorridos no passado pelos pastores que os atravessavam com os seus rebanhos de ovelhas, entre a Serra da Estrela e a Serra do Montemuro, uma prática que hoje já não se faz, apesar de se manter alguma atividade de pastorícia mais tradicional nestas regiões.

Os quatro municípios juntaram-se para recriar a Rota da Transumância, recuperando, e mantendo vida, uma tradição ancestral, que no concelho de Castro Daire acontece entre os meses de junho e agosto.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.