Foto: CM Castro Daire

Cerca de duas dezenas de pastores, acompanhados por um rebanho com 50 cabeças de gado, vão este domingo até ao Terreiro do Paço, em Lisboa, integrando um desfile etnográfico que pretende dar a conhecer na capital o projeto da Última Rota da Transumância.

Segundo informação da autarquia de Castro Daire, será “uma forma criativa de dar a conhecer a um público mais citadino aquele que é considerado um dos maiores eventos nacionais de tradição pastoril, a recriação da Última Rota da Transumância, que este ano vai decorrer em junho.

A presença em Lisboa é encarada pelos responsáveis pela autarquia como um convite a uma visita ao concelho para assistirem e acompanharem a experiência da tradição da transumância, dos rebanhos, com as subidas e descidas dos rebanhos à Serra do Montemuro.

Lembra a autarquia de Castro Daire que será uma experiência enriquecida pela gastronomia da região, a possibilidade de desfrutarem de atividades de desporto de natureza, além da música tradicional, exposições e mostras de etnografia.

Todos os anos o município promove ‘A Última Rota da Transumância’, com dois grandes momentos a marcarem o evento, primeiro com a subida à serra nos dias 24 e 25 de junho e a descida em 24 de agosto.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.