A ‘Última Rota da Transumância’, anualmente promovida pelo Município de Castro Daire em junho e agosto, conquistou o primeiro lugar na cerimónia anual dos ‘Green Destinations’, na Feira Internacional de Turismo de Berlim (Alemanha), na categoria de Cultura e Tradição.
Castro Daire era o único município português nomeado para esta categoria, onde estavam ainda mais cinco projetos de territórios como Belsh (Albânia), Aspen (Estados Unidos da América), Brezice (Eslovénia), Vale Salek (Eslovénia) e Cidade de Miyazu (Japão).
Para o presidente da Câmara de Castro Daire, Paulo Almeida, esta distinção reconhece a aposta que o município tem feito na indústria do turismo sustentável e a preservação da “rica herança cultural” do concelho, frisando que a autarquia castrense vai continuar a implementar “um conjunto de medidas e práticas inovadoras para minimizar a pegada ambiental e social no concelho”.
Os Green Destinations Top 100 têm como objetivo “evidenciar os destinos turísticos que se destacam pelas suas iniciativas e esforços notáveis no sentido do turismo sustentável”.
No caso concreto da categoria de Cultura e Tradição premeia as organizações ou territórios que sobressaem na promoção e preservação das suas riquezas culturais, promovendo uma experiência turística enriquecedora e autêntica.
‘A Última Rota da Transumância’ é um evento promovido pelo Município de Castro Daire, assente na recriação de forma a reviver uma tradição ancestral que deslocava rebanhos e pastores, desde o sopé da Serra da Estrela até à Serra do Montemuro.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.