O ciclista venezuelano Leangel Linarez, da Tavfer-Mortágua, perdeu grande parte de 2021 devido à covid-19, mas voltou ao melhor nível este ano.

“A covid-19 atacou-me de forma muito dura. Na temporada passada, não consegui fazer nenhuma corrida a 100%”, lamentou o velocista venezuelano, de 24 anos.

O coronavírus ‘apanhou-o’ pouco depois da Volta ao Algarve, em maio, e foram “15 dias de problemas respiratórios graves, falta de respiração, muito mal estar geral”.

“Demorou muito a nível de performance. Na vida normal, já estava bem, mas em cima da bicicleta notei muito as sequelas da covid-19. Não conseguia fazer muitas séries, estava habituado a trabalhar mas não rendia como de costume”, conta.

Voltou, a meio gás, no Grande Prémio Internacional Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, mas a sentir-se melhor só no GP Jornal de Notícias, onde foi segundo numa etapa, na última corrida do ano, “logo que estava a recuperar sensações”.

“Sabíamos que tínhamos de fazer um grande inverno para recuperar esta temporada, e no princípio do ano viria uma corrida, a Prova de Abertura, que era adequada aos meus pontos fortes, com uma chegada ao ‘sprint’”, analisa.

Esse trabalho deu frutos: impôs-se nessa prova e, desde então, tem dado nas vistas, primeiro com um 10.º lugar num ‘sprint’ na ‘Algarvia’, face a ciclistas do WorldTour, e depois com uma vitória na Volta ao Alentejo, na terceira tirada.

“Atualmente, acho que estou recuperado a 100%, já me sinto outra vez eu mesmo. Espero continuar assim para o resto da temporada”, comenta.

“Trabalhámos bem no inverno e graças a Deus caiu-nos a vitória, foi muito importante para mim para ultrapassar um ano difícil e entrar neste com muita confiança, percebi que estava de volta e a sentir o que devia depois da covid-19”, atira.

Linarez considera que há hoje mais atenção a estas matérias, até porque “desde 2020 que se fica sempre na expectativa” de falhar uma prova, ou de esta ser adiada ou mudar de planos para a temporada.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.