Foto: CCL

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões decidiu baixar em 25% os preços dos transportes públicos, já a partir de 01 de janeiro.

Decisão dos responsáveis pela comunidade, com base no Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), tendo os autarcas deliberado em conselho intermunicipal, e por unanimidade, que já a partir do primeiro dia de 2023, os preços dos bilhetes simples e pré-comprados terão um desconto de 25% enquanto os passes sociais não terão qualquer aumento em janeiro, continuando a beneficiar do atual desconto de 35%, sobre o preço de venda ao público.

A CIM explicou que esta decisão é possível com recurso a uma verba de um milhão e setenta mil euros prevista pelo Orçamento de Estado para 2023, de redução tarifária dos transportes públicos da região, com os municípios a suportarem 20% desse valor.

No entender do presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “é importante assinalar o grande esforço que os catorze municípios fazem nesta medida em concreto, procurando-se que a mesma tenha um impacto positivo no orçamento familiar dos utentes” e “contribuindo, ainda, como mais um estímulo à procura dos serviços públicos de transporte de passageiros”.

A CIM Viseu Dão Lafões integra os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm