Foto: CIM VDL

Os 14 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vão ter o acesso a 118 milhões de euros de fundos comunitários até 2030, já garantidos por um contrato assinado com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Fernando Ruas, o autarca viseense que também preside à CIM, considera que serão importantes para a realização de investimentos, mas frisou que sendo um excelente contributo, “não chega” para as necessidades da região, defendendo que também é preciso investimento do Orçamento de Estado.

Cerca de 2,5 ME serão investidos no desenvolvimento da digitalização da administração pública local que tem sido uma aposta da CIM Viseu Dão Lafões na última década, mas que os responsáveis da CIM entendem poder agora “dar um salto qualitativo” respondendo ao que são as novas necessidades das empresas e dos cidadãos.

O desenvolvimento e a coesão territorial (41.873.896 euros), a eficiência energética em edifícios da administração pública local (9.891.061 euros), a mobilidade urbana suave (4.355.543 euros) e a promoção do sucesso educativo (5.577.851 euros) são outras áreas a financiar.

A partir de 09 de abril os municípios já poderão começar a submeter as candidaturas a estes fundos.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.