Foto: CIM Viseu Dão Lafões

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está em Barcelona, em Espanha, na Smart City Expo World Congress (SCEWC), para apresentar a plataforma de mobilidade inteligente da região.

A comunidade leva até este evento mundial, uma plataforma ligada à inteligência territorial, onde junta várias fontes de dados e também tecnologia, que trabalha 13 fontes de informação com dados relativos ao ambiente, proteção civil turismo e demografia e que permite, por exemplo, informação em tempo real sobre trânsito e condicionamentos, locais de afluência, número de transportes usados, origem e destino, e ainda bilhética integrada.

A CIM Viseu Dão Lafões vai também mostrar as potencialidades do serviço de transporte flexível “ir e vir”, e na vertente da mobilidade suave vai dar a conhecer o projeto de bicicletas para uso público que a partir do final deste ano, estará disponível nos 14 municípios que integram a comunidade.

A CIM tem nesta altura aberto um concurso para um operador único de transportes públicos para a região Viseu Dão Lafões, com autocarros com GPS ligados à plataforma e assim, a partir do primeiro trimestre de 2024, através de uma aplicação no telemóvel, os utentes poderão saber, em tempo real, quantos minutos faltam para chegar o transporte, além de poderem comprar bilhetes ou o passe.

A SCEWC, em Barcelona, é um evento internacional sobre Cidades e Regiões Inteligentes e a edição deste ano tem como tema “Bem-vindo à Nova Era Urbana”.

Segundo a organização, a SCEWC, que decorre até quinta-feira, é a maior até à data, com mais de 1.000 expositores, 25.000 participantes profissionais e representantes de mais de 800 cidades e 140 países.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.