D.R.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões exige ao Governo que avance com a “requalificação urgente” do Itinerário Principal (IP) 5, alertando a tutela para o estado de degradação em que se encontra a estrada desde a transformação de parte do seu traçado para a construção da A25.

Em comunicado, o conselho intermunicipal da CIM lembrou que, após construção do IP5, na década de oitenta do século passado, a estrada “rapidamente se transformou num dos principais eixos rodoviários de Portugal”, registando “elevado nível de sinistralidade”.

“Com a transformação de grande parte do traçado do antigo IP5 em autoestrada (A25), verifica-se um completo abandono da manutenção, em toda a sua extensão”, lamentou.

Ainda segundo a comunidade, o estado de degradação do IP5 “tem vindo a agravar-se ao ponto de a circulação constituir um elevado risco para os utentes”, tendo já havido “vários acidentes, alguns dos quais fatais”.

Os responsáveis pela CIM Viseu Dão Lafões, lembram ainda o Governo que “o IP5 é uma via de extrema importância para a economia dos concelhos que atravessa, para a região Viseu Dão Lafões e para Portugal. Devido ao elevado tráfego rodoviário (nomeadamente de veículos pesados), a sua deficiente manutenção tem contribuído para um elevado risco de segurança”, sublinhou.

A CIM pede ainda “a isenção do pagamento de portagens na A25, nos nós de acesso existentes” no seu território, enquanto decorrerem as obras de requalificação do IP5 que agora estão a reclamar.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm