Foto: CIM VDL

Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões foi até Bruxelas, onde promoveu o terceiro e último workshop dedicados à apresentação de resultados do projeto europeu LIFE Landscape Fire.

Depois de Mangualde (17 de abril) e Madrid (7 de maio), a sessão final, com o tema ‘Agir Agora’, deu a conhecer as propostas mais significativas para a prevenção dos incêndios rurais.

Na capital belga, a apresentação foi feita na Representação Permanente (REPER) de Portugal junto da EU, com Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, a destacar que o conjunto dos três workshops mostrou que há alternativas viáveis na prevenção dos fogos rurais, entre as quais o recurso a métodos ancestrais, como a pastorícia e o fogo controlado.

Considerou ainda que os resultados obtidos pelo LIFE Landscape Fire, projeto que a CIM Viseu Dão Lafões liderou, “oferecem uma base sólida para futuras estratégias de prevenção” que espera ver aplicadas não só em Portugal mas em outras regiões da Europa.

O LIFE Landscape Fire foi lançado em 2019, com o objetivo o desenvolvimento de medidas de prevenção de incêndios florestais na paisagem rural, através do uso do fogo controlado, da silvopastorícia e do controlo de espécies invasoras. Desta forma, pretende-se proteger a biodiversidade e os ecossistemas e aumentar a resiliência do território.

Liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início, foi o único projeto português aprovado pelo Programa Europeu “LIFE”, na Área do Ambiente. Além da CIM, teve como parceiros o Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal, e a Universidade da Extremadura, a Junta da Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro, em Espanha.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu