Foto: CIM VDL

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões já integra a ‘Econnecting’, uma rede europeia focada no desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentável que pretende acabar com o fosso entre zonas urbanas e rurais e procura a promoção da mudança para transportes ecológicos.

Além da CIM Viseu Dão Lafões, integram a Econnecting mais oito cidades e regiões, casos de Orihuela (Espanha), Ormož (Eslovénia), Nagykálló (Hungria), Dytiki Mani (Grécia), Tori Vallavalitus (Estónia), Ennis (Irlanda), Berane (Montenegro) e a Comunidade de Romagna Faentina (Itália), parceiro líder desta rede europeia.

Segundo os responsáveis pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões todas estas cidades e regiões partilham características comuns, incluindo a dimensão, a demografia, a estrutura geográfica e têm necessidades semelhantes, “o que torna esta colaboração útil no sentido de promover mudanças positivas nas respetivas comunidades”.

A rede reconhece haver alguma iliteracia digital que funciona como barreira no acesso aos transportes, em especial por parte da população mais idosa, e procura com este projeto garantir que “todos, independentemente da idade ou do sexo, possam utilizar serviços de transporte modernos”.

A Econnecting está entre as trinta redes financiadas pelo URBACT IV, um programa europeu para a promoção da cooperação e da troca de ideias entre cidades e regiões, no âmbito de redes temáticas, e pela partilha de conhecimentos e boas práticas urbanas de forma participativa.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.