Foto: CCL

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões lidera o ‘StopWaste’, um projeto europeu de boas práticas e combate à produção de resíduos, que, além de Portugal, envolve ainda países como Lituânia, Roménia e Países Baixos.

Nos próximos três anos, a CIM Viseu Dão Lafões vai liderar o projeto, que tem como finalidade estimular troca de boas práticas em cada um dos territórios dos países envolvidos, para que possam ser replicadas.

O ‘StopWaste’ foi  um dos 72 projetos aprovados pela União Europeia no programa “Interreg Europe 2021-2027 que recebeu mais de 300 candidaturas.

“O programa assenta na evidência de que o lixo é um dos maiores problemas ambientais, sociais e económicos da Europa”, sublinha a CIM Viseu Dão Lafões, lembrando que na União Europeia “mais de três mil milhões de toneladas de lixo são descartadas a cada ano e mais de 90% dos recursos utilizados tornam-se lixo após o primeiro uso”.

O projeto estimula a adoção de projetos e atividades de prevenção de resíduos em quatro territórios da UE, com foco nas suas áreas urbanas, que produzem cerca de 70% do lixo global.

Além da CIM Viseu Dão Lafões, integram o projeto a JSC – Alytus Region Waste Management Center, na Lituânia, a Bucharest-Ilfov Regional Development Agency, na Roménia, o Município de Almere, nos Países Baixos, e o Centro de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável (CEDES).

O documento esclarece ainda que a designação completa do projeto é “StopWaste – Enhancing the efficiency of policy instruments for accelerating waste generation prevention” (Parar o Desperdício – Melhorar a eficiência dos instrumentos políticos para acelerar a prevenção da produção de resíduos).

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.