Imagem: CIM VDL

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões lançou um concurso nacional de ideias de negócio que tem prémios monetários para os primeiros lugares, e vai permitir a quem se candidate ter apoio logístico para desenvolver o negócio na região.

É o primeiro que a CIM lança dentro do projeto Wanted, de promoção do espírito empresarial, e é “aberto a qualquer pessoa, empregado ou desempregado, ou em equipa e de qualquer região do país”, avançou na apresentação o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, adiantando que a condição é que o negócio terá de ser concretizado num dos 14 concelhos que integram a comunidade.

Os interessados devem apresentar as ideias até 30 de junho, e terão depois a oportunidade de participarem no Hackathon Viseu Dão Lafões, em setembro, um encontro de três dias de onde sairão as três melhores ideias de negócio entre as 15 que vão estar na final do Wanted.

Para as que venham a ser consideradas as três melhores, haverá prémios monetários de 3.000, 1.000 e 500 euros, respetivamente, além de todo o apoio logístico e de mentoria que a CIM Viseu Dão Lafões vai assegurar, e que poderá ser dado através de qualquer uma das incubadoras da região, e com a mentoria assegurada por consultores dos parceiros deste projeto, e que será transversal a todas as ideias que venham a ser apresentadas a concurso.

Ainda segundo a CIM Viseu Dão Lafões, serão “valorizadas algumas áreas de negócio” entre as quais no setor agroalimentar, na valorização económica dos recursos endógenos da região, nas tradições e cultura e em áreas ligadas à economia circular.

Entre os parceiros do projeto que lança agora este concurso estão a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

A CIM Viseu Dão Lafões integra os municípios de Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.