A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões reforçou a capacidade de combate à vespa asiática nos 14 municípios que a integram, com a entrega de diversos equipamentos adquiridos no âmbito do projeto “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina”.

Equipamentos de proteção individual, hipsómetros, binóculos e kits de destruição de ninhos, num investimento a rondar os 330 mil euros, que permitem maior operacionalidade em ações de prevenção e vigilância à vespa velutina, também conhecida por vespa asiática, uma espécie predadora que ataca outras abelhas e destrói colmeias, provocando sérios prejuízos na produção de mel.

A compra deste equipamento vem reforçar o investimento da CIM no combate à vespa asiática tendo já sido instalada na região uma rede de armadilhas de monitorização para detetar precocemente a presença da espécie.

Todo este projeto, que tem a colaboração da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, permite desenvolver um plano intermunicipal de combate a esta espécie invasora, mas também aumentar o conhecimento geral sobre a vespa asiática.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.