Foto: 8photo

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões recebeu cerca de 400 mil euros de financiamento europeu para promover dois projetos que pretendem melhorar as condições de vida nas comunidades rurais.

Em comunicado, a CIM avançou que um dos projetos, o AgroTour Sudoe, aposta na promoção do agroturismo como uma boa oportunidade para os produtores agrícolas e pecuários das regiões abrangidas diversificarem as suas fontes de rendimento.

Prevê o desenvolvimento de experiências piloto inovadoras de agroturismo nos territórios que aproximem a sociedade urbana e rural.

Um segundo projeto é o An-Gel Sudoe, focado no aviso e controlo do risco de geadas de primavera na agricultura e arboricultura, que têm efeitos muito negativos na agricultura, por vezes com perdas até 100% em algumas árvores de fruto e vinhas, lembrando a CIM que “a maioria das produções agrícolas não tem formas de prevenir e combater o risco”.

Está previsto “desenvolver e testar soluções inovadoras para a prevenção e adaptação ao risco de geadas, bem como um sistema de alerta precoce para os produtores”.

A CIM viu ainda aprovado um terceiro projeto, o Sudoe Aquapred, no qual tem o estatuto de entidade parceira.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.