Foto: D.R.

‘Semear Cinfães’ é como se chama o projeto da autarquia daquele concelho que procura incentivar e promover a agricultura familiar, e assim proporcionar uma alimentação mais saudável e ajudar no orçamento das famílias mas também diminuir o risco de incêndio.

O autarca Armando Mourisco lembra as muitas terras que no concelho estão abandonadas e considera que a promoção da agricultura familiar será uma forma de lhes dar nova vida e uma preciosas ajuda no combate ao aumento do preço dos alimentos, devido à inflação.

O ‘Semear Cinfães’, frisa o autarca, nas primeiras 24 horas de promoção, conquistou a adesão de mais de uma centena de habitantes do concelho.

A autarquia distribuirá um pack com sementes para plantação de batatas e diversos vegetais e leguminosas. Cada um destes packs de sementes custa cerca de 30 euros aos cofres do Município de Cinfães, que vai ainda oferecê-lo a todas as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) para “promover a atividade e ocupação dos residentes e ajudar na sustentabilidade da própria instituição”, frisou Armando Mourisco.

Também as escolas vão receber este ‘pack’ de sementes com o objetivo de “colocar as crianças em contacto com a terra desde cedo e incentivá-las a produzir o que comem, ou seja, é fazer com que estejam em contacto com as próprias raízes” do concelho, destacou o autarca cinfanense.

Estão previsto 500 ‘packs’ de sementes mas a adesão ao Semear Cinfães deixa a autarquia na expetativa que o número tenha que ser aumentado.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm

PubPrestiviseu