O concelho de Cinfães vai passar a ter duas Unidades de Saúde Familiar (USF), com um total de nove médicos, novos equipamentos de diagnóstico e novas especialidades médicas, já a partir de fevereiro, garantiu o autarca, Armando Mourisco.
As duas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) vão passar a ser USF e com um quadro clínico formado por nove médicos, que vão assegurar os cuidados de saúde a uma população e cerca de 18 mil pessoas.
Na USF de Cinfães serão quatro médicos para seis freguesias, contando ainda com o apoio de um polo em Oliveira do Douro.
Já a USF Douro Verde, na freguesia de Souselo, terá cinco médicos, e dois polos de apoio, em Nespereira e Santiago de Piães.
Estes polos vão evitar que os utentes tenham que se deslocar às sedes das USF permitindo uma melhor cobertura de todo o concelho.
O presidente da autarquia de Cinfães, adianta que as duas USF “já foram criadas pela Unidade Local de Saúde (ULS) Tâmega e Sousa e só estão a ser formalizadas algumas coisas” para a transição.
“Isto traz mais vantagens, entre elas, há uma contratualização para que, à partida, todos os utentes tenham acesso a médico de família e a consultas regulares e ainda em situações mais imediatas podem ser asseguradas por essas equipas das USF”, sublinhou, acrescentando que vão permitir aos profissionais de saúde “terem remunerações mais vantajosas, precisamente pela contratualização e pela disponibilidade que vão ter em se substituírem e em realizarem as funções para que foram contratualizados”.
Armando Mourisco acrescentou que, também o Serviço de Urgência Básica (USB) de Cinfães, que “já passou por constrangimentos, está agora a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias ao ano”.
Quanto às novas especialidades, estão previstas, para breve, consultas de pedologia, que se vão juntar às de pedopsiquiatria, gastroenterologia e urologia.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.