O Município de Cinfães assinou com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), o Acordo de Colaboração para a Estratégia Local de Habitação no concelho que através do programa ‘1º Direito’, vai “resolver os problemas habitacionais de 187 famílias” e apoiar “mais 165 agregados que serão beneficiários diretos”, informou a autarquia em comunicado.

O acordo, homologado pela secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves e pelo secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho define um montante global de investimento 12,6 milhões de euros, dos quais perto de 9 milhões serão financiamento do IHRU.

A este montante acresce o valor de 16 milhões de euros, investimento previsto para o sector privado, ou seja, nos próximos 4 anos a Estratégia Local de Habitação de Cinfães prevê um investimento de aproximadamente 28 milhões de euros.

O objetivo é “promover o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em condições de maior precariedade e que não dispõem de capacidade financeira”, diz a autarquia, acrescentando que as modalidades de soluções habitacionais passam por” arrendamento de habitações para subarrendamento, reabilitação de frações ou de prédios habitacionais e construção de prédios ou empreendimentos habitacionais”.

Está previsto na Estratégia Local de Habitação de Cinfães “integrar em habitação social 78 famílias, no regime de arrendamento acessível 97 famílias e na reabilitação 177 famílias”, acrescenta a autarquia.

Para o presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco, este programa é uma “oportunidade de melhorar as condições habitacionais dos que mais precisam”, acrescentado que a autarquia tudo fará “para apoiar as famílias no arrendamento, na requalificação habitacional, assim como requalificaremos dezenas de habitações e construiremos blocos de apartamentos para arrendamento acessível”, disse.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.