Foto: Visabeira

A Comissão Europeia autorizou hoje o controlo conjunto da Constructel, subsidiária do viseense Grupo Visabeira que fornece serviços de telecomunicações e energia, por esta empresa portuguesa e pelo grupo Goldman Sachs, considerando que a operação “não levanta problemas de concorrência”.

“A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo do Regulamento das Concentrações da UE, a aquisição do controlo conjunto da Constructel pela Goldman Sachs dos Estados Unidos e pelo Grupo Visabeira de Portugal”, indica o executivo comunitário em comunicado.

De acordo com a nota, Bruxelas “concluiu que a aquisição proposta não levanta problemas de concorrência dada a ausência de sobreposições horizontais e relações verticais entre as atividades das empresas”, daí a ‘luz verde’ hoje anunciada.

A Constructel, uma filial da Visabeira, desenvolve atividades de conceção, planeamento, engenharia, construção, reparação e manutenção de redes de telecomunicações e infraestruturas energéticas, enquanto a Goldman Sachs é uma empresa global de investimento, valores mobiliários e gestão de ativos.

O Grupo Visabeira, de Viseu, opera em 16 países na área das telecomunicações e construção.

Em outubro passado, a Goldman Sachs Asset Management anunciou que investiu 200 milhões de euros na Constructel Visabeira, em troca de uma participação minoritária não revelada.

O grupo financeiro multinacional adiantou que o investimento visa a migração para a tecnologia de fibra ótica, a implementação das redes de quinta geração móvel, soluções IoT (‘internet of things’), ‘datacenters’, bem como a evolução das infraestruturas de rede de eletricidade e gás vão impulsionar a procura pelos serviços da Constructel.

O Grupo Visabeira, que atua em setores como energia, telecomunicações, construção e turismo, optou por estabelecer esta parceria com um investidor internacional para o apoiar neste crescimento.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.