O PSD reúne esta sexta, e no sábado, para o seu 40.º Congresso Nacional, onde em discussão estarão 19 moções que orientarão a política do partido nos próximos tempos, entre as quais uma que não quer deixar cair a construção de uma autoestrada entre Viseu e Coimbra.

A moção J, “IP3 – A Autoestrada Esquecida!”, é proposta pela distrital de Coimbra do PSD, e defende que o partido continue a exigir uma ligação por autoestrada entre Coimbra e Viseu, considerando que quando foram apresentadas [pelo anterior Governo do PS] as obras de requalificação do IP3, no troço entre Coimbra e Viseu, foi dado a entender, “de forma errada e intencionalmente, que este seria transformado numa autoestrada” e não portajada.

Contudo, para os sociais-democratas do distrito de Coimbra, “este tipo de comunicação ardilosa do PS, felizmente, não conseguiu perdurar no tempo” e querem que o PSD continue “ativamente a pugnar pela execução da ligação entre Coimbra e Viseu por autoestrada”, lê-se na moção.

No último Congresso, foram apresentadas 12 moções temáticas e todas acabaram aprovadas, em textos que já continham muitas críticas às desigualdades territoriais e ao processo de descentralização e com pedidos de reforma do sistema político e eleitoral.

O congresso decorre no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e as propostas temáticas serão apresentadas entre sexta à noite – logo depois da intervenção de abertura do ainda presidente Rui Rio e do novo líder eleito Luís Montenegro – e a manhã de sábado, sendo votadas nesse dia à noite.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.