O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, disse que quase 90% dos doentes internados com Covid-19, em unidades de cuidados intensivos, não foram vacinados, reforçando o apelo para que as pessoas se vacinem contra a doença.

António Lacerda Sales avançou ainda com um número de cerca de 60% dos internados nas enfermarias dos hospitais também sem terem tomado a vacina contra a covid-19.

“Este é o melhor indicador para fazer este apelo à vacinação”, sustentou Lacerda Sales, comparando de seguida os números atuais com os de há um ano.

Atualmente contabilizam-se “menos de um terço nos internamentos convencionais, menos de um quarto em unidades de cuidados intensivos e, felizmente, menos de um quinto em termos de óbitos”, enumerou.

O governante apelou também à testagem, outra das formas de isolar e combater a pandemia e salientou a capacidade de testagem do país, através das mais de 1.400 farmácias aderentes e 700 postos de laboratoriais de testagem.

Salientando que Portugal é o quarto país europeu com mais testes realizados, mais de 26 milhões até esta segunda-feira, Lacerda Sales enfatizou que só na quinta-feira, dia 30 de dezembro, foram realizados mais de 400 mil testes.

“Temos capacidade de testagem, temos testes, muitas instituições a testar, pelo que queremos que as pessoas se testem, porque é muito importante para controlarmos estas crise sanitária”, disse.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde apelou ainda à população para não se dirigir aos hospitais e às urgências para realizarem testes Covid-19, “porque tendo esta capacidade de testagem noutros locais poderão libertar o tempo aos profissionais de saúde para situações mais graves”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.