A incidência de novos casos de covid-19, em 14 dias, voltou a subir na Europa, após várias semanas de descida sustentado, informou o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

Uma situação que também se verifica em Portugal, e no concelho de Viseu o número de novos casos voltou a ‘disparar’ nos últimos dias, para atingir uma taxa de incidência de 1.569 casos por 100 mil habitantes, o que preocupa o presidente da câmara, Fernando Ruas. Em poucos dias, houve uma subida da incidência, “dos 1200 para os 1569 casos”, referiu o autarca.

Viseu já desativou os centros de testagem gratuita que funcionaram durante várias semanas, e mudou o centro de vacinação do Multiusos para a Unidade de Saúde Familiar – Viseu Cidade.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, a situação epidémica é nesta altura de muito grande preocupação em três países (Islândia, Irlanda e Holanda) e de grande preocupação noutros 18, Portugal.

Uma nova linhagem da variante ómicron do coronavírus sars-cov-2, a BA.2, é considerada pela OMS como tendo maior potencial de infeção e com capacidade para reinfectar pessoas que já tiveram covid-19.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.