As discotecas e os bares vão poder reabrir no dia 14 de janeiro, mantendo-se a exigência de um teste à covid-19 negativo para acesso a estes espaços, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa.

A reabertura na sexta-feira da próxima semana é acompanhada da proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

Os bares e discotecas estão incluídos no grupo de espaços em que estão dispensadas de apresentar teste negativo as pessoas que demonstrarem ter sido vacinadas “há pelo menos 14 dias com uma dose de reforço de uma vacina contra a covid-19”, esclarece o Governo.

Antes do atual encerramento, o acesso aos bares e discotecas era feito apenas com a apresentação de teste negativo (antigénio ou PCR) ou de certificado de recuperação, mesmo para pessoas vacinadas contra o SARS-CoV-2.

Relativamente à proibição de consumo de álcool nas vias públicas, esclarece o Governo que se mantém a exceção para “as esplanadas abertas dos estabelecimentos de restauração e similares devidamente licenciados”.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, os clientes não têm de usar máscara nestes espaços, ao contrário dos trabalhadores.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu