Portugal regista hoje mais 844 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, quatro mortes associadas à covid-19 e um novo aumento nos internamentos, segundo dados oficiais.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje, estão agora internadas 331 pessoas, mais 13 do que na quinta-feira, das quais 65 em unidades de cuidados intensivos, mais cinco nas últimas 24 horas.

Os quatro óbitos foram registados nas regiões de Lisboa (3) e Norte (1).

Quanto à taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias, a nível nacional voltou a subir situando-se hoje nos 97,4 casos por 100 mil habitantes, mas o índice de transmissibilidade (Rt) manteve-se em 1,08.

Segundo o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge divulgado hoje, a nível nacional a taxa de incidência subiu de 94,8 para 97,4 casos de infeção por 100 mil habitantes. Em Portugal continental, este indicador registou também uma subida passando de 94,9 para 97,4 casos por 100 mil habitantes.

O Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – manteve-se em 1,08 a nível nacional e em Portugal continental.

Os dados do Rt e da incidência de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias – indicadores que compõem a matriz de risco de acompanhamento da pandemia – são atualizados pelas autoridades de saúde à segunda-feira, à quarta-feira e à sexta-feira.

De acordo com o portal do Governo para a covid-19, “a monitorização da evolução da pandemia continuará a ser feita com base nos indicadores de incidência e Rt, adaptados de acordo com a evolução da vacinação (nível de alerta é de 240, nível de risco é de 480)”.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.