Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu

O presidente da Câmara de Viseu manifestou hoje “alguma preocupação” com o número de internamentos no Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), e disse esperar orientações das entidades de Saúde, assumindo que “eventualmente”, o regresso da máscara seria uma boa solução.

“Mostrei aqui alguma preocupação, porque já há muito tempo que não repetíamos estes valores. Os valores atuais são de 78 internados, 74 em enfermaria e quatro em unidade de cuidados intensivos”, anunciou Fernando Ruas.

Declarações do autarca no final da reunião do executivo, considerando que “há muito tempo” que o CHTV “não registava esta situação” e admitiu que está “à espera que as entidades de Saúde deem outras orientações, para ver se este problema tem alguma solução”.

A taxa de incidência no concelho de Viseu é de 3.515/100.000 habitantes, lembrando que por altura do Natal era de 410 casos, embora o valor da mortalidade continue estável, frisou.

Questionado se defende o regresso das máscaras, Fernando Ruas afirmou que seguirá “as orientações da Saúde” e partilhou da opinião de médicos de família que tem “ouvido e que são a favor do regresso da máscara”.

“Eles dizem isso de forma até um pouco dura, sob pena de estarmos a estragar tudo. Eu sei que agora tem menos consequências, mas se calhar valia a pena continuarmos com esta obrigatoriedade”, apontou.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.