Há um surto de covid-19 no Centro Hospitalar Tondela-Viseu que está a afetar oito profissionais de saúde e seis doentes.

Todos testaram positivo a infeção pelo SARS-CoV-2 , confirmou fonte hospitalar, detetados na sequência de um rastreio feito pelo hospital.

A unidade de saúde faz estes rastreios de forma periódica, e aleatória, entre os seus profissionais, e todos os doentes são também testados após o quinto dia de internamento, informou a mesma fonte, e foram esses rastreios que permitiram detetar o surto.

O primeiro caso foi o de um doente internado que, tendo testado negativo à entrada no Hospital de Viseu, veio depois a testar positivo após o quinto dia de internamento. O surto foi no passado sábado, mas “não afetou o funcionamento do hospital”, garantiu a mesma fonte, acrescentando que “o Centro Hospitalar Tondela-Viseu continua a ser um local seguro para a prestação de cuidados”. Após a identificação do primeiro caso positivo, todos os profissionais e utentes do serviço em causa foram testados.

Este é o segundo surto no Hospital de Viseu detetado no espaço de um mês. Na situação anterior, 15 pessoas testaram positivo no Hospital Tondela-Viseu  — sete profissionais de saúde e oito doentes —, confirmou a 22 de outubro fonte oficial da unidade. A cadeia de transmissão na origem desse primeiro surto já foi cortada e todos os casos positivos foram isolados na sequência de uma campanha de testagem no centro hospitalar.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.