Foto: PSD

A deputada do PSD eleita por Viseu, Cristiana Ferreira, tem dúvidas que Portugal esteja bem preparado para combater os incêndios rurais e questionou a Secretária de Estado da Administração Interna sobre a preparação e meios de combate.

Durante a intervenção no Parlamento, questionou Patrícia Gaspar “se não seria prudente que houvesse um plano B com uma maior intervenção dos meios terrestres”.

Cristiana Ferreira relembrou que o Ministro da Administração Interna esteve recentemente em Tondela, nas comemorações do Dia Nacional do Bombeiro onde disse estar “ciente das dificuldades que os bombeiros atravessam”.

As previsões de temperaturas elevadas nos meses de verão e a ausência de chuva, podem deixar Portugal perante uma “época de incêndios muito complexa”, alertou a deputada viseense.

Cristiana Ferreira manifestou ainda apoio aos bombeiros de Portugal para quem pediu “respeito” e “melhores condições” para exercício de funções.

A deputada social-democrata recordou que o Governo previu, para o período de 01 de junho a 30 de setembro, 72 meios aéreos de combate aos fogos, “mas sabe-se agora que este número não se conseguiu concretizar, faltando sete helicópteros”, frisou, lembrando ainda que a Força Aérea Portuguesa também não conseguiu concretizar o concurso relativo aos dois aviões anfíbios.

Recordou anda que os Helicópteros Kamov alugados pelo Estado à Ucrânia, em 2020, não estão em condições de voar, porque os pilotos, de nacionalidade ucraniana, não falam a língua portuguesa.

Neste sentido, a deputada social-democrata alertou o Governo que “os procedimentos de contratação de meios aéreos deveriam ter sido devidamente acautelados, em tempo, por parte do Governo”, de forma a garantir um combate eficaz aos fenómenos que possam vir a surgir em breve.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.