O Feirense venceu hoje o Académico de Viseu, por 2-1, em partida da 28.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, em que os ‘fogaceiros’ arrancaram um triunfo com um golo, de Vargas, já em período de descontos.
Uma derrota que deixa o Académico de Viseu em ‘maus lençóis’ na classificação da II Liga, dependente do que Sporting da Covilhã e Varzim façam nos seus jogos. Foi a quarta derrota consecutiva, dos viseenses que assim marcaram passo nas contas da manutenção, seguindo no 15.º posto, com 27 pontos.
Em Santa Maria da Feira, depois de Steven Petkov ter inaugurado o marcador para o locais, logo aos quatro minutos, os viseenses ainda resgataram o empate no segundo tempo, beneficiando de um autogolo do guarda-redes Bruno Brígido, aos 66, mas já aos 90+1, Vargas, aposta do Feirense para a etapa complementar, desequilibrou os acontecimentos, apontando o segundo golo da equipa.
O jogo teve um início frenético, com os visitantes, logo no primeiro minuto, a ameaçarem o golo, num remate de longe de Quizera que o guardião Bruno Brígido segurou, e o Feirense a respondeu, pouco depois, mas com eficácia.
Num contra-ataque ‘desenhado’ por vários elementos da equipa ‘fogaceira’, João Oliveira assistiu Steven Petkov, que com um remate certeiro à entrada da área, construiu a vantagem do Feirense, aos quatro minutos.
O tento madrugador acabou por abrandar o ritmo do jogo, que caiu numa toada dividida, e só voltou a recuperar a emoção já perto da meia-hora, com um falhanço de Petkov, que perto da baliza, e sem oposição, atirou por cima.
O Académico não se mostrava conformado com a desvantagem, e num livre direto de Igor Milioransa sacudido por Brígido, e num remate, um pouco ao lado, de Paul Ayongo, ainda ameaçou o empate.
No entanto, a vantagem dos locais, que apresentavam um ascendente territorial, até podia ser ampliada por João Oliveira, já aos 45+1, num remate defendido pelo guardião dos viseenses Gril, que manteve o 1-0 ao intervalo.
No regresso do descanso, o Feirense voltou a ameaçar cedo o golo, novamente por Petkov, num remate defendido por Gril, mas o ritmo da equipa de Rui Ferreira foi baixando, permitindo uma reação mais contundente do Académico.
Aos 66 minutos, os viseenses conseguiram resgatar o empate, com Adílio, aposta do técnico Pedro Ribeiro no reatamento, a desviar de cabeça um bom cruzamento de Quizera, com a bola ainda a embater na barra e nas costas do guarda-redes do Feirense, que acabou por desviá-la para a própria baliza.
A partida caiu então numa toada dividida, mas sem grandes oportunidades de golo, algo que o Feirense viria mudar já no período de descontos, num rápid0 contra-ataque, que Vargas, que tinha sido aposta para o segundo tempo, finalizou no 2-1, castigando alguma passividade da defesa dos viseenses.
Jogo no Estádio Marcolino Castro, em Santa Maria da Feira.
Feirense – Académico de Viseu, 2-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Steven Petkov, 04 minutos.
1-1, Bruno Brígido, 66 (na própria baliza).
2-1, Vargas, 90+1.
Equipas:
– Feirense: Bruno Brígido, Sidney Lima, Ícaro Silva, Bruno, João Oliveira (Diga, 56), Washington, Latyr (João Paulo, 75), Tiago Dias, André Rodrigues (Samuel Teles, 75), Steven Petkov (Vargas, 63) e Fábio Espinho (Oche, 56)
(Suplentes:Idor, Diga, João Pinto, Manu, Vargas, Samuel Teles, João Paulo, Cláudio Silva e Oche).
Treinador: Rui Ferreira.
– Académico de Viseu: Gril, Mesquita, Pedro Monteiro, Nuno Tomás (Yuri Araújo, 62), Igor Milioransa, Ericsson (Filipe Cardoso, 62), Fernando Ferreira (Ricardo Machado, 74), Famana Quizera, João Vasco (Adílio, 46), André Claro (Pana, 46) e Paul Ayongo.
(Suplentes: Janota, Yuri Araújo, Filipe Cardoso, Romy Silva, Bandeira, Ricardo Machado, Adílio, Sena e Pana).
Treinador: Pedro Ribeiro.
Árbitro: Tiago Martins (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Steven Petkov (16), Ericson (33), Oche (77), Pedro Monteiro (85) e Adílio (88).
Assistência: Cerca de 1.000 espetadores.